A Lenda do Caldeirão Esburrassante
Curta-metragem inspirado em um recorte da história sob um dos três desafios enfrentados pela personagem principal no livro infantil multimodal do conto A Lenda do Caldeirão Esburrassante na faixa etária de 9 à 12 anos.
O qual foi realizado como projeto de conclusão de curso (TCC), e julgado adequado para obtenção do Título de Bacharel em Animação pelo Curso de Animação da Universidade Federal de Santa Catarina. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237970
O objetivo se baseia no desenvolvimento do universo na qual a lenda se passa e todas as características do povo de origem da heroína e os biomas pelos quais ela transita durante sua jornada. Sendo fabricada uma animação de 3 minutos sobre o primeiro desafio enfrentado pela personagem Abayomi e as etapas do processo de criação do curta.
Storyboard
Personagens:
Abayomi é uma garotinha de uma vila ribeirinha ao norte do Brasil. Uma criança muito corajosa que ao escutar do ancião sobre a Lenda do Caldeirão Esburrassante, teve a ideia de ir atrás do recipiente mágico para ajudar seu povoado que passa fome por falta dos poucos peixes nos rios.
O primeiro quadro criado por Gabriel Nemer Neves retrata as escolhas das cores, suas referências e sua aplicação para cada momento da aventura.
Aldeões
Outros personagens também foram criados para aparecer no livro e na animação. Mesmo tendo a opção de usar personagens genéricos para economizar tempo de produção, a autora optou por dar características de moradores da vila da personagem principal no intuito de trazer o sentimento de empatia que poderia ser sentido pela Abayomi quanto pelo leitor no cenário do primeiro desafio.
Carranca e a ovelha Saldanha
As imagens da direita tratam-se do concept feito por Gabriel Nemer Neves sobre a carranca e a ovelha Saldanha para o livro.
Cenários
Os cenários tanto do livro quanto da animação tiveram como inspiração os biomas brasileiros. Assim como no inicio da história, o curta que retrata o primeiro desafio da personagem Abayomi no Pico das Agulhas Negras.
O seguimento artistico do trabalho foi resultado de pesquisas e busca de referências pelos autores da história. Pensando em trabalhar com elementos da cultura brasileira na criação, foi decidido inserir entre as referências de cores obras de artistas plásticos brasileiros, tais como: Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Candido Portinari.
A escolha estética do cenário foi pensada seguindo a tabela de mood mencionada anteriormente e conter mais texturas e detalhamentos com a ideia de gerar contraste com a personagem principal mais minimalista. Bem como no cenário 01 da cena 01. As cores aqui trabalhadas foram pensadas para transmitir a sensação de um ambiente novo e tranquilo. Em contraste com os outros cenários, à medida que Abayomi avança em sua aventura, mudam a paleta buscando utilizar as cores como ideia de passagem de tempo.
Obrigada!
Merci!